Empresa de comércio online começa a utilizar robôs humanoides para repor estoques
A Amazon tem feito esforços para cada vez mais implementar a força de trabalho robótica em suas operações diárias, como nas entregas a domicílio. Agora a empresa começou a integrar um modelo de robô bípede chamado Digit nas tarefas de alguns armazéns. O novo funcionário tecnológico, desenvolvido pela Agility Robotics, possui cerca de 175 cm de altura e pesa por volta de 65 kg. Ele consegue fazer ações repetitivas, andar para frente, para trás e para os lados, além de ser capaz de carregar objetos não tão pesados.
“Acreditamos que há uma grande oportunidade de escalar uma solução de manipulação móvel, como o Digit, que pode funcionar em colaboração com os funcionários”, diz um comunicado de imprensa da Amazon.
A principal intenção da empresa é ajudar seus colaboradores na reciclagem de sacolas, um processo extremamente simples e repetitivo.
Não se sabe ao certo a opinião dos trabalhadores sobre seu novo colega, já que alguns podem estar olhando para o Digit como uma ameaça que pode roubar seus empregos no futuro, mas a Amazon já deixou claro que ele foi criado para ajudar os humanos, e não substituí-los.
“As pessoas são fundamentais para o processo de realização; a capacidade de pensar em um nível superior, a capacidade de diagnosticar problemas. Sempre precisaremos de pessoa. Nunca estive perto de um sistema automatizado que funcionasse 100% do tempo”, afirmou Tye Brady, tecnólogo-chefe da Amazon Robotics, ao jornal The Guardian.
R7