Greve dos operadores do tráfego aéreo deve afetar operações do Aeroporto Castro Pinto
A paralisação dos funcionários da estatal NAV Brasil, que cuida dos serviços de controle aéreo no país, deve afetar os voos do Aeroporto Internacional Castro Pinto, na Grande João Pessoa. A greve deve ser iniciada na próxima segunda-feira (9).
Durante uma assembleia virtual nesta terça-feira (3), 64,5% dos 1.105 trabalhadores presentes aprovaram a suspensão dos serviços. A empresa tem 1.698 empregados e conduz 38% dos pousos e decolagens no país.
Segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV), a categoria deve parar por uma hora por dia durante a primeira semana de greve. Na seguinte, entre 16 e 21 de outubro, aumenta para duas horas.
Durante as negociações, a estatal propôs um reajuste de 4,83% aos empregados —a categoria quer 8,5%, que representa a reposição da inflação desde o último acordo. O sindicato também exige melhorias nas condições do auxílio à saúde e concursos para áreas administrativas e operacionais.
A categoria explicou que as greves serão informadas com antecedência a empresa aéreas, a outros sindicatos relacionados, ao Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), entre outros, e que serão mantidos os serviços inadiáveis.
Além do Castro Pinto, outros 22 aeroportos usam serviços de tráfego aéreo da NAV Brasil. Veja lista:
- Pampulha – Carlos Drummond de Andrade
- Bauru
- Presidente Prudente
- Santa Genoveva
- Guarulhos – Governador André Franco Montoro
- Jorge Amado
- Jacarepaguá – Roberto Marinho
- Lauro Carneiro De Loyola
- Viracopos
- Governador José Richa
- João Correa Da Rocha
- Macaé
- Alberto Alcolumbre
- Ministro Victor Konder
- Brigadeiro Lysias Rodrigues
- Santos Dumont
- Leite Lopes
- Maestro Wilson Fonseca
- Senador Petrônio Portella
- Ten Cel Av César Bombonato
- Mário De Almeida Franco
- Eurico De Aguiar Salles
Portal Correio