Imóvel de R$ 4,2 milhões: Casa que já foi do Barão do Mauá e recebeu artistas está à venda
Uma casa mantida fechada, com anúncios de venda e com aparência abandonada guarda uma história rica sobre o Rio de Janeiro e alguns de seus ilustres moradores. Trata-se de uma propriedade que pertenceu a Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, que viveu no local. A casa está à venda por R$ 4,2 milhões.
Com a fachada preservada, mas as laterais descaracterizadas, o local, em Santa Teresa, Região Central do Rio, já abrigou uma escola e uma pensão que recebeu artistas como Manuel Bandeira e Djanira. O imóvel foi tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).
De acordo com o responsável pela venda, a cidade possui um mercado aquecido de imóveis históricos à venda para interessados na história da cidade.
“Não é qualquer comprador que tem interesse em imóvel tombado. Tem gente que acha que imóvel tombado é aporrinhação, pois tem que conseguir adequação junto aos órgãos de patrimônio. As pessoas têm uma noção errada de que sai tudo muito caro e isso afasta muita gente. É importante que o proprietário de um imóvel tombado busque quem tem hábito de negociar este tipo de imóvel”, disse Claudio Andre de Castro, diretor da Sergio Castro Imóveis.