Prefeitura alerta para a prevenção de doenças do coração e oferece serviço de referência
Nesta sexta-feira, 29 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Coração. A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aproveita a data para fazer um alerta à população de João Pessoa em relação aos cuidados e a prevenção as doenças cardiovasculares, pois o coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. De acordo com o cardiologista da rede municipal de saúde, o médico Gabriel Medeiros, a prevenção é importante para preservar a própria vida.
“Segundo as diretrizes atuais que balizam a atuação dos cardiologistas, é de fundamental importância a busca por atendimento especializado a partir dos 50 anos de idade, além de estratégias de mudança de estilo de vida, com vias a atitudes mais saudáveis, a serem orientadas pelas equipes de saúde”, destacou o médico.
O cardiologista revelou, ainda, que a população deve buscar o atendimento com um especialista justamente para ter uma saúde de melhor qualidade e, consequentemente, uma vida mais saudável. “A começar pela Atenção Básica até a visita ao especialista, todas as orientações, medicamentos, observância da atividade física, bem como estabelecimento de hidratação adequada, níveis de sono satisfatórios e domínio das situações de stress, entram como atitudes primordiais e indispensáveis para a prevenção e controle da saúde do coração”, enfatizou.
E ele faz um pedido à população. “Neste Dia do Coração, clamamos a atenção de toda a população pessoense para que busquem suas unidades de saúde e, a partir de lá, iniciem o processo de cuidar para viver, contrariando o desconhecido e tratando o que venha surgir”, pontuou o especialista.
Atendimento na Rede Municipal – O atendimento de cardiologia da rede municipal de saúde de João Pessoa é realizado a partir das Unidades de Saúde da Família (USF’s), onde o cidadão busca o serviço como demanda espontânea e, a partir daí, as equipes de saúde fazem uma avaliação médica do usuário.
Caso seja necessário, por meio da regulação municipal, o paciente é encaminhado à Atenção Especializada e fica sendo acompanhado por um cardiologista.
A rede municipal conta com vários serviços que podem realizar desde exames mais simples, como o ecocardiograma, até os mais complexos, a exemplo de cateterismo, além de procedimentos como angioplastia e implantes de marca-passo.
Referência em Cardiologia – O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) é a referência para o encaminhamento dos serviços primários de atendimento em cardiologia, a partir da regulação municipal. O Santa Isabel está expandindo o caráter deste tipo de atendimento, através do serviço de hemodinâmica, implantado recentemente.
Urgência e emergência em cardiologia – Os casos específicos de urgência e emergência em cardiologia podem ser encaminhados diretamente para o Ortotrauma de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) de João Pessoa.
Rede Conveniada – Os hospitais São Vicente de Paula (HSVP) e Hospital Universitário Nova Esperança (HUNE), também fazem parte da rede conveniada, complementando o atendimento especializado em cardiologia em João Pessoa, a partir da regulação municipal.
-
Texto: George Medeiros
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Arquivo -
Secretarias