GETTY IMAGES
O Dia Mundial Sem Carro é uma iniciativa que vem ganhando força em centenas de cidades pelo mundo. No entanto, a iniciativa que começou por aqui em 2001 nunca teve grande adesão dos brasileiros. Uma pesquisa feita há dois anos pela Tim mostra que 46% das pessoas nunca ouviu falar disso no país.
Rotas de bicicleta e jardins com área de descanso em Nova York: iniciativas surgiram após Dia Mundial Sem Carro
GETTY IMAGES
A ideia surgiu em 1997 na França como uma reflexão sobre o uso indiscriminado do automóvel, as emissões de poluentes e a qualidade de vida daqueles que moram nas cidades. Mas se por aqui o Dia Mundial Sem Carro não tem adesão popular como a ideia funciona em outras cidades pelo mundo?
Na Holanda a capital usa uma extensa campanha pelo Dia Mundial Sem Carro. A prefeitura remove mais de 11.200 vagas de estacionamento e várias ruas são criadas calçadas estendidas favorecendo as caminhadas e o uso da bicicleta que é bem disseminado no país.
Barcelona
Barcelonas cria áreas livres da circulação de automóveis
GETTTY IMAGES
A região central conhecida como Poblenau cheia de bares e restaurantes fica fechada e nessas vias são criados playgrounds e áreas de lazer. Assim o governo acredita estar incentivando o uso do transporte público e as caminhadas ao invés dos automóveis. Alem disso, várias superquadras que são comuns na cidade também proíbem o acesso aos automóveis especialmente onde há oferta de transporte público de qualidade.
Na cidade inglesa que já foi conhecida como a capital britânica do automóvel cria rotas de pedestres com calçadas ampliadas e aumenta a oferta de ônibus entre pontos de empresas e bairros residenciais. A prefeitura da cidade também deu incentivos fiscais para empresas que queiram se instalar em áreas que são hubs de transporte em espaços sem vagas de estacionamento.
A capital da Bélgica fecha completamente a área central de Le Pietonnier aos automóveis e cria rotas de pedestres. Também não há incentivos para a instalação de estacionamentos mas uma oferta maior de transporte especialmente onde há escritórios e bares e restaurantes. Pesquisas da própria cidade afirmam que as iniciativas do Dia Mundial Sem Carro reduziram as emissões de gases poluentes em 20% sobre os dias onde a medida não é aplicada.
Paris
Evento de ciclismo em Paris
SECRETARIA DE TURISMO PARIS – DIVULGAÇÃO
O Dia Mundial Sem Carro levou a diversas iniciativas de uso das bicicletas. No primeiro domingo do mês, muitas ruas centrais são fechadas desincentivando o uso do automóvel. Há provas de ciclismo, incentivos a programas de caminhadas e o chamado “quarto de hora” que incentiva o uso de bikes em deslocamentos de até 15 minutos onde o automóvel, trem ou metrô possa ser substituído pelo uso da bicicleta.
R7