‘Estarei sempre ao lado da Rússia’, diz Kim Jong-un após encontro com Vladimir Putin
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, afirmou quarta-feira que o seu país “estará sempre com a Rússia” e que fará destes laços bilaterais a sua “prioridade máxima”, durante o encontro com o Presidente Vladimir Putin, no Cosmódromo de Vostochny, no leste russo.
“Vamos dar prioridade à relação entre a Coreia do Norte e a Rússia e torná-la a principal prioridade da nossa política externa”, declarou Kim, cujas declarações foram divulgadas na televisão russa.
O líder norte-coreano afirmou que o seu encontro com o presidente Putin seria “um trampolim para fortalecer as relações bilaterais”
Kim assegurou que “a Rússia enfrenta atualmente (…) forças hegemónicas para proteger (os seus) interesses de segurança”.
“Sempre expressámos o nosso apoio total e incondicional a todas as medidas tomadas pelo governo russo e aproveito esta oportunidade para afirmar que estaremos sempre ao lado da Rússia”, acrescentou.
Por sua vez, Putin disse estar “muito feliz” com o seu encontro com Kim Jong Un, pouco antes das conversações bilaterais no cosmódromo de Vostotchni.
Segundo Washington, a cimeira excepcional entre os dois líderes poderá levar a um acordo de venda de armas para apoiar a ofensiva russa na Ucrânia.
R7