A cantora paraense Joelma cancelou a agenda de shows por tempo indeterminado por causa de uma sinusite bacteriana, segundo a filha da artista. Para entender melhor a doença,
O resfriado, quando não tratado e medicado, pode levar a um quadro agudo da sinusite, como é o caso da sinusite bacteriana, diz a médica Fernanda Queiroz.
Sobre o tratamento, a médica afirma que pode ser feito com medicamentos antibióticos (por um período maior de dias), anti-inflamatórios, com corticoide, além de tratamento nasal com corticoide nasais e lavagem nasal.
Veja quais são os sintomas da sinusite na forma mais grave:
- dor facial;
- saída de secreção espessa ou catarro pelo nariz;
- saída de sangue pelo nariz;
- entupimento das vias nasais;
- voz anasalada e “fanha”.
Fernanda apontou que a obstrução nasal faz com que a pessoa se esforce mais para falar ou cantar, podendo gerar rouquidão e lesões nas cordas vocais, mas, após a cura, não costuma trazer sequelas à voz.
Além disso, de acordo com a otorrino, “o inchaço no rosto da cantora não se explica, previamente, por um quadro de sinusite aguda. Agora, pode interferir caso tenha um quadro mais antigo, que só com uma consulta detalhada e alguns exames complementares podem definir”.
Recuperada, Joelma está “internada fazendo exames e check-up”, segundo a assessoria da cantora. A equipe dela confirmou na terça-feira (1º) que a artista também estava com gripe quando os shows foram cancelados.
A filha de Joelma, a também cantora Natália Sarraff, postou um vídeo em que detalha mais sobre o estado de saúde da mãe: “A chefa estava, sim, com sinusite bacteriana”, afirma –
G1