Menos da metade da população que mora em territórios quilombolas da PB se considera quilombola, diz IBGE
Apenas 48,42% da população que mora em territórios quilombolas na Paraíba se considera quilombola, segundo dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2022, divulgados nesta quinta-feira (27).
Ou seja, das 6.026 pessoas residentes em territórios quilombolas, somente 2.918 se consideram quilombolas.
Essa é a menor proporção de todo o país, sem levar em consideração as taxas dos estados do Acre e Rondônia e do Distrito Federal, cujos dados não estão disponíveis na pesquisa.
O IBGE considera quilombola a pessoa que se autoidentifica dessa forma. Esse é o único critério de identificação levado em consideração pelo levantamento.
Já as comunidades quilombolas são definidas pelo órgão como as que formam o conjunto dos territórios quilombolas oficialmente delimitados, dos agrupamentos quilombolas e das demais áreas de conhecida ou potencial ocupação quilombola.
Em todo o Brasil, a população quilombola é de 1.327.802 pessoas, sendo 905.415, correspondentes a 68,2% do total, no Nordeste. Somente na Paraíba, são 16.584.
Os quilombolas representam 0,65% da população residente do Brasil. Na Paraíba, que tem 16.584 quilombolas, a proporção é de 0,42%.
Também no estado, existem 11 territórios quilombolas oficialmente delimitados.
Já a população quilombola que mora fora dos territórios quilombolas na Paraíba é de 13.666 pessoas.
G1PB