Bloco Principal 3

’14 por 9′: os dois números que levam à pressão alta; saiba como é feito o diagnóstico de hipertensão

 

O diagnóstico da hipertensão arterial passa por dois números: 14 por 9. Se, ao fazer a medição no aparelho, a pressão alcançar esses números ou ultrapassá-los, é um sinal de alerta.

👉 Medir a pressão arterial é a única forma de descobrir se você tem pressão alta.

Esta reportagem faz parte da série do g1 “Brasil hipertenso”, que analisa o aumento dos casos de hipertensão arterial no país; lista os vilões da pressão alta; mostra o que realmente funciona contra a doença; e explica a partir de qual idade se deve começar a medir a pressão.

A pressão arterial é medida por milímetros de mercúrio, com aquele clássico aparelho que aperta levemente o braço por alguns segundos.

Quando o médico diz que sua pressão está “quatorze por nove”, significa a medida de 140/90 mmHg, usada para indicar quantos milímetros o mercúrio sobe no medidor do aparelho.

  • 140 é a pressão nos vasos quando o coração se contrai (pressão sistólica)
  • 90 é a pressão nos vasos quando o coração relaxa (pressão diastólica)

 

🚨 É considerada hipertensão se, de forma persistente, a pressão sistólica for maior ou igual a 140 mHg e/ou a pressão diastólica maior ou igual a 90 mmHg.

Pressão arterial de 14 por 9 significa que tenho hipertensão?

 

Não necessariamente. O diagnóstico de hipertensão arterial só é validado após outras medições, em duas ou mais visitas médicas.

O paciente não pode estar com a bexiga cheia, ter praticado exercícios físicos, ingerido bebidas alcoólicas e café ou ter fumado antes de medir a pressão.

Também podem ser feitas medições fora do consultório, com outros exames, como o MAPA e o MRPA, que medem a pressão durante as atividades cotidianas.

Aparelho como este é capaz de medir a pressão arterial fora do consultório médico — Foto: Reprodução

Aparelho como este é capaz de medir a pressão arterial fora do consultório médico — Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo