Uma pesquisa divulgada na semana passada referente a nova edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), mostra que as mulheres paraibanas são maioria quando o assunto é a liderança domiciliar no estado. Segundo esses dados, são 683 mil lares chefiados por mulheres.
A pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou as características gerais dos domicílios e seus moradores no Brasil. A pesquisa demonstrou que hoje, na Paraíba, as mulheres são arrimo de família em pouco mais da metade dos lares.
Esse resultado indica mudanças na composição das residências paraibanas ao longo da última década, já que, em 2012, as mulheres eram responsáveis por 396 mil moradias. À época, os homens chefiavam 64,83% dos domicílios paraibanos, percentual 0,55% maior que o índice nacional de 2012.
Nesta edição da pesquisa, 1.355 milhão de lares foram observados no estado e 74.145.000 em todo o Brasil. A partir dos resultados registrados, a Pnad Contínua trouxe, ainda, que do total de lares avaliados na Paraíba, 191 mil deles são unipessoais (ou seja, casas de pessoas que moram sozinhas) e 922 mil são nucleares, aqueles compostos por pai, mãe, filhos e até mesmo outro parentes.
PBAGORA