A Universidade Federal de Minas Gerais apresentou, nesta quinta-feira (15), os primeiros resultados da vacina Spintec, já testada em humanos. O imunizante tem se mostrado eficaz contra as variantes da covid e pode chegar ao mercado em dois anos.
A primeira vacina 100% desenvolvida no Brasil, pela UFMG em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, começou a ser fabricada em abril de 2020. No mesmo ano, foram realizados os primeiros testes em camundongo. Os testes em humanos começaram a ser feitos no final do ano passado.
Receberam os imunizantes 36 pessoas, com idades entre 18 e 54. Os resultados parciais apontam que a vacina Spintec é segura e a resposta imunológica dela sugere que ela terá eficácia contra o vírus da Covid.
A segunda fase, clínica, deve começar em agosto deste ano. O Coordenador dos testes clínicos Helton Santiago ressaltou os desafios dessa pesquisa no Brasil, mas também revelou estar orgulhoso do resultado apresentado até aqui. “Orgulho enorme. A gente vê esse percurso sendo feito na pesquisa brasileira e vendo o pioneirismo da UFMG em fazer esse percurso”, disse.
R7