Bloco Principal 1

Por que as mulheres têm mais problemas de sono do que os homens? A culpa não é só dos hormônios

 

Ter dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo é comum, especialmente à medida que envelhecemos. Mas, pesquisas sugerem que, para as mulheres, as dificuldades podem ser ainda maiores.

De acordo com um estudo recente da ONG americana National Sleep Foundation, as mulheres são significativamente mais propensas a ter dificuldades para adormecer e permanecer dormindo do que os homens.

Tais problemas podem surgir durante a puberdade e continuar ao longo da vida adulta, de acordo com Fiona Baker, diretora do Programa de Pesquisa do Sono Humano da SRI International, um instituto de pesquisa sem fins lucrativos sediado na Califórnia.

Isso pode ser causado por uma série de motivos, incluindo fatores biológicos, psicológicos e sociais, segundo os especialistas. A boa notícia, porém, é que há coisas que você pode fazer para dormir melhor.

O que está por trás dos problemas de sono das mulheres?

 

Ao longo dos anos reprodutivos, as mudanças hormonais durante o ciclo menstrual podem causar alterações de humor (como ansiedade e depressão) e sintomas físicos (como cólicas, inchaço e seios doloridos), que podem perturbar o sono.

Na gravidez, sintomas como náuseas, a frequente necessidade de urinar, ansiedade, e o desconforto geral, também podem desencadear distúrbios do sono, afirma a professora de neurologia e psicologia Shelby Harris. Depois, há a interrupção do sono que vem com o cuidado de um recém-nascido, o que pode durar por muito tempo após o bebê começar a dormir a noite toda.

Já nos anos que antecedem a menopausa e além dela, os hormônios, mais uma vez, podem atrapalhar o sono. Até 80% das mulheres começam a ter ondas de calor na perimenopausa (os quatro anos aproximados antes da menopausa), segundo Baker, o que pode persistir por vários anos depois. Para cerca de 20% das mulheres, essas ondas de calor são frequentes e intensas o suficiente para perturbar o sono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo