Palestras, mesas redondas, distribuição e plantio de mudas, apresentação teatral, exposições e realização de trilhas. Estas são algumas das atrações da Semana Estadual do Meio Ambiente, que será realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A abertura será nesta segunda–feira (5), a partir das 15h, no Jardim Botânico Benjamin Maranhão, em João Pessoa. A programação vai se estender até 11 de junho.
A secretária da Semas, Rafaela Camaraense, destacou que a programação conta com o apoio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e Batalhão de Policiamento Ambiental, além de diversos órgãos estaduais e instituições parceiras. “Nós pensamos em uma programação diversa para envolver instituições, pesquisadores e a população neste debate tão importante que é a preservação e o cuidado com o nosso planeta”, destacou, lembrando que durante a atividade será feita a apresentação de políticas públicas adotadas pelo Governo do Estado na preservação do meio ambiente.
Durante a abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente será realizada a assinatura de Termos de Cooperação e Cartas de Intenção entre o Governo do Estado e instituições de Ensino Superior. Entre as atrações, está a palestra “Soluções para Poluição Plástica, ministrada por Gustavo Veronesi (ONG SOS Mata Atlântica).
Já na terça-feira (6), a programação segue tanto na Capital quanto no município de Cuité, onde haverá também uma exposição de taxidermia. Em João Pessoa, a Superintendência do Meio Ambiente (Sudema) promoverá, às 8h30, a mesa redonda Logística Reversa e suas Representações — Sudema, entidade gestora e cooperativa, na sede da Escola do Serviço Público (Espep), além de uma trilha temática, a partir das 9h, no Jardim Botânico Benjamin Maranhão, entre outras ações.
No dia 7 de junho, a programação da Semana Estadual do Meio Ambiente contempla os municípios de João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras, com palestras e exposição. Na Capital, a programação começa a partir das 8h, no Parque Parahyba 2. Às 8h30, no Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), em Cajazeiras, a Sudema ministra a mesa redonda Logística Reversa e suas Representações – Sudema, entidade gestora e cooperativa.
Às 9h, em João Pessoa, a programação também integra uma trilha temática no Jardim Botânico Benjamin Maranhão. Já em Campina Grande, a programação começa com a mesa redonda “O Rural Sustentável e o Futuro do Campo”. Instrumentos de regularização do campo e a descarbonização da matriz energética e de transportes estão entre os temas abordados durante a Semana Estadual do Meio Ambiente na Rainha da Borborema, cuja programação será encerrada com plantio de mudas.
No dia 8, a programação se concentra em João Pessoa, com entrega de mudas de árvores no Jardim Botânico e com exposição de taxidermia, entre outras ações. Já no dia 9, terá trilhas temáticas e panfletagem no Busto de Tamandaré sobre poluição sonora. No sábado (10), também na Capital, haverá trilhas temática e poética, distribuição de mudas e visita guiada ao viveiro. A programação termina no domingo (11), às 6h com o Projeto Praia Limpa.
Sobre a data – O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
MaisPB