A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera estimula a formação de nuvens carregadas no leste do Nordeste, que provocam chuva forte e volumosa entre o litoral norte da Bahia e de Pernambuco.
O calor e a umidade do ar elevada também formam nuvens carregadas sobre todos os estados da Região Norte
Uma grande quantidade de nuvens altas passa sobre a Região Sudeste. Em alguns locais, este tipo de nebulosidade pode deixar o céu esbranquiçado e opaco, mas não há risco de chuva. Essas nuvens tendem a sair do Sudeste no decorrer desta terça-feira.
O ar seco predomina sobre o Brasil e inibe a formação de nuvens de chuva na maioria das áreas do país
Nuvens carregadas crescem no leste do Nordeste em 23-5-23
Previsão do tempo para o Brasil para 23/05/2023 – terça-feira
Região Sul
Sol e tempo seco voltam a predominar sobre o Sul do Brasil nesta terça-feira. A maior parte da Região passa o dia com céu azul. Algumas nuvens se formam no sul do RIo Grande do Sul, no litoral do Paraná, na Grande Curitiba, no litoral de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, mas não há expectativa de chuva.
O dia amanhece um pouco frio, mas a temperatura sobe rapidamente e e faz um pouco de calor à tarde.
Pode ocorrer nevoeiro na Grande Porto Alegre e na Grande Curitiba
Região Sudeste
O ar seco predomina sobre a Região Sudeste e a maioria das áreas da Região continua sem chuva.
O vento marítimo injeta muita umidade sobre o Espírito Santo e sobre o norte do Rio De Janeiro estimulando a formação de muitas nuvens. Algumas pancadas de chuva podem acontecer nestas áreas, mas com fraca a moderada intensidade.
A temperatura está em elevação, mas o começo da manhã ainda é um pouco frio.
Região Centro-Oeste
Uma massa de ar seco ainda predomina sobre a Região Centro-Oeste do país. Esta massa de ar está em fase de aquecimento, mas ainda deixa a temperatura baixa à noite e ao amanhecer em toda a Região.
Não há condições para chuva no Centro-Oeste. Toda a Região tem um dia com muito sol. O céu fica praticamente sem nuvens em Mato Grosso do Sul
Atenção com o ar muito seco, com níveis de umidade entre 20 e 30% em praticamente todo Centro-Oeste.
Região Nordeste
Áreas de instabilidade crescem na costa leste do Nordeste e já espalham nuvens carregadas entre o litoral norte da Bahia e o litoral de Pernambuco. A chuva é frequente nestas regiões e pode ser moderada a forte em vários momentos. Volumes de chuva entre 140 e 250 mm já foram acumulados no litoral de Alagoas aumentando o risco de deslizamentos especialmente na região de Maceió.
Pancadas de chuva frequentes e períodos com sol ocorrem no Ceará, norte do Piauí, no centro-norte do Maranhão, no interior de Pernambuco, de Alagoas, de Sergipe e no nordeste e leste da Bahia.
O sol e o tempo seco predominam no Oeste da Bahia e no Vale do São Francisco, no centro e sul do Maranhão e do Piauí, no interior do Rio Grande do Norte e no sertão da Paraíba, no interior da Bahia, no sertão de Pernambuco e no centro-sul do Piauí.
Há risco de chuva forte nas capitais Salvador, Aracaju, Maceió, Recife e João Pessoa.
Região Norte
Pancadas de chuva com raios acontecem na maioria das áreas da Região Norte do Brasil. Mas a maior parte da região também tem períodos com sol. O tempo fica seco o dia todo, sem chuva, no Tocantins, no sul e leste do Pará e no sul de Rondônia.
Em Roraima, no Amapá e no Amazonas, as pancadas de chuva são frequentes e o risco de chuva forte é maior.
Alertas meteorológicos para 23/05/2023 – terça-feira
Atenção para chuva moderada forte nas capitais Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João pessoa, Belém, Macapá, Boa Vista,Manaus, Rio Branco e Porto Velho
Alerta para temporais no litoral norte da Bahia e de Sergipe, em Roraima e no norte e oeste do Amazonas e no oeste do Acre.
Atenção para a chuva moderada forte, com raios e ventos por vezes fortes no litoral de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba, litoral norte do Maranhão, litoral e oeste do Pará, no Amapá, no Amazonas exceto no oeste e norte do estado, no centro e leste do Acre, no norte e oeste de Rondônia, no litoral sul da Bahia
Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 11% e 20% no noroeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no sul de Goiás, no sudeste de Mato Grosso e no norte/nordeste de Mato Grosso do Sul
CLIMATEMPO