Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

 

O prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra estiveram na manhã deste sábado (16) no Hospital Municipal Santa Isabel (HSMI) para acompanhar de perto o mutirão especial de consultas em mastologia e de exames de mamografia. Só neste sábado, 500 mulheres receberam atendimento, outros 300 serão agendados para o decorrer da próxima semana.
“Temos o compromisso de garantir a consulta e o exame. Um esforço preventivo que permite um diagnóstico em estágio de fácil tratamento, com menos sofrimento para a mulher. A ideia é não apenas diagnosticar, mas tratar”, declarou o prefeito.
O atendimento está sendo feito em 12 consultórios, das 7h às 17h, deste sábado. As 500 mulheres agendadas passarão por avaliação médica, exames clínicos e solicitação de outros procedimentos, como mamografia. Outras 300 mulheres compareceram ao local sem agendamento. Neste caso, a equipe de saúde realizou um cadastro e vai agendar atendimentos para a próxima semana.
Ao passarem pelos consultórios, as mulheres que apresentarem lesões graves e aparentes serão encaminhadas, imediatamente, para a realização da mamografia na carreta do Sesc, que está estacionada no pátio do hospital. Nos casos em que o exame não for identificado como de urgência, as mulheres sairão da consulta com o exame de mamografia agendado.
O secretário municipal da Saúde, Fábio Rocha, destacou que, apesar das ações do Outubro Rosa, o projeto da gestão é garantir este cuidado durante todo o ano. “Com o projeto Tudo Rosa vamos realizar a consulta e exames destas mulheres com a frequência anual, organizando a partir da data do aniversário”.
O mutirão de consultas em mastologia é uma ação pontual, dentro do Programa Saúde da Mulher, do HMSI, e do Programa Tudo Rosa, que prevê o atendimento da mulher todos os meses do ano, garantindo sua mamografia no mês de aniversário.
Cuidando de quem cuida – A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP), ofertou serviços de beleza durante a ação deste sábado. Com o tema ‘Cuidando de quem Cuida’, as mulheres tiveram acesso aos serviços de corte de cabelo, designer de sobrancelhas e esmaltação de unhas. A ação também contou com a parceria da Federação Paraibana de Associações Comunitárias (Fepac) e do projeto Mãos Amigas.

 

Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

oito + dezenove =