O município de Ouro Velho, no Cariri Paraibano, que fica há 330 quilômetros de João Pessoa, ainda não registrou nenhum caso de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, segundo dados repassados pela gestão municipal de saúde à Secretaria de Estado da Saúde do Governo.

Com quase 3 mil habitantes, conforme o último senso do IBGE, Ouro Velho tem clima semiárido e área territorial de 129 km². Por não ter nenhum caso da doença até agora, o município foi destaque do programa da fantástico no último domingo.

A Prefeitura da Cidade, por meio da secretaria de saúde, tem implementado ações de prevenção e sanitárias desde o surgimento das primeiros casos da covid no Estado. Entre as principais medidas, a gestão instalou lavatórios públicos em pontos estratégicos; vem distribuindo álcool em gel para os estabelecimentos de serviços essenciais (repartições, unidades de saúde, comércios, etc); realizou campanhas de conscientização para a população ficar em casa e evitar o contágio da doença; divulgou informações sobre a covid e como evitá-la; distribuiu 6 mil máscaras; instalou um centro de atendimento, com médicos e enfermeiros, que funciona todos os dias e no período da noite, para orientar as pessoas sobre a doença; instalou também barreiras sanitárias na entrada da cidade; além de capacitar equipes de saúde.

A pessoa que vem de fora e quer entrar no município ou que reside nele é orientada a ficar em casa em quarentena e só circular nas ruas depois desse período. Elas são monitoradas por profissionais de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quinze − 2 =