O horário de votação no dia das eleições municipais deste ano deverá ser estendido em pelo menos mais uma hora. A afirmação foi feita, nesta quinta-feira (06), pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Barroso admitiu que ainda poderá ser reservado um horário especial para que as pessoas idosas, com mais de 60 anos, consideradas grupo de risco para a covid-19, possam votar em segurança.

“Muito possivelmente nós estenderemos em pelo menos uma hora, de 8h às 18h, e muito possivelmente nós reservaremos o primeiro horário para quem tem mais e 60 anos e são considerados grupo de risco”, disse Barroso.

O presidente do TSE pretende confirmar a adoção dessas novas medidas ainda no mês de agosto, após estudos. Ele comentou que a proposta inicial é de que os eleitores com mais de 60 anos votem das 8h às 11h. O ministro acrescentou que o horário preferencial não será de natureza obrigatória, mas de uma sugestão para melhor organizar o fluxo de eleitores ao longo do dia.

“Nós ainda não batemos o martelo. O que fizemos foi solicitarmos um estudo ao setor de estatística para calcularmos a saturação de cada uma das seções eleitorais no sentido de impedir a formação de filas e aglomerações”, afirmou Barroso. As eleições, como determina a legislação, acontecem no horário das 8h às 17h.

Mas para reduzir a aglomeração de eleitores e evitar a formação de filas a Justiça Eleitoral estuda prolongar a votação.

O TSE conta com a consultoria de estatísticos do Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) para definir qual a melhor proposta para estender o horário de votação com o objetivo de evitar aglomerações.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, as datas da eleição foram adiadas para 15 de novembro, no primeiro turno, e 29 de novembro, no segundo turno.

Outra medida já anunciada pelo TSE foi a exclusão nessas eleições da identificação dos eleitores por biometria. Por ser um processo mais demorado, foi avaliado que o recurso poderia aumentar as filas nos locais de votação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

18 + cinco =