Morreu nesta terça-feira (28), Manoel Dantas Vilar Filho, conhecido como Manelito, que era primo de Ariano Suassuna e responsável pela Fazenda Carnaúba, em Taperoá. Referência na região, Manelito morreu aos 83 anos, em Campina Grande, devido a complicações de uma cirurgia de vesícula.

O velório será realizado a partir das 15h, na Fazenda Carnaúba, e o sepultamento deve ocorrer às 9h desta quarta-feira (29), no cemitério de Taperoá.

Manelito Dantas Vilar era engenheiro civil e professor aposentado da área de Hidrologia da Universidade Federal da Paraíba, mas após a morte do pai, abandonou a vida profissional/urbana para dedicar-se totalmente às fazendas da família.

Ele foi pioneiro e e criou um sistema de produção é referência e tornou a fazenda conhecida em todo o país. A Fazenda Carnaúba é referência nacional em genética de caprinos, ovinose bovinos. É também, um exemplo de um sistema único de produção viável para 90% do semiárido brasileiro, utilizando-se da preservação de aspectos sociais e culturais.

O produtor Manelito administrava com seus cinco filhos a fazenda, que está na posse sucessiva da família, desde o século 18 (8ª e 9ª geração, respectivamente). Abaixo estão listadas as gerações da família que administraram a fazenda, em documento copiado por Ariano Suassuna para Manelito:

Na última quinta-feira (23), Manelito Dantas Vilar gravou um vídeo para o Dia D da Fazenda Carnaúba, um encontro anual que, este ano, devido à pandemia de covid-19, foi realizado online. Este acabou sendo o último registro em vídeo de Manelito ainda em vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 + catorze =