O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), administrado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I, em João Pessoa, recebeu a doação de seis ventiladores pulmonares.

Os novos aparelhos permitem ampliação de 12 para 18 leitos no tratamento de Covid-19, no Centro de Terapia Intensiva da unidade hospitalar. A cerimônia de entrega, nesta sexta-feira (17), contou com representantes da Epasa (Centrais Elétricas da Paraíba), responsável pela doação e gestores da federal paraibana. A ação foi realizada em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFPB.

Estiveram presentes nomes como a reitora da UFPB, professora Margareth Diniz; o pró-reitor de extensão, Orlando Villar; o pró-reitor de pesquisa, Isac Almeida; o diretor do Centro de Ciências Médicas da UFPB, Eduardo Sérgio; a superintendente do HULW, Flávia Pimenta; e o diretor-presidente da Epasa, José Ferreira Abdal Neto (Juca).

De acordo com o pró-reitor de pesquisa da UFPB, professor  Isac Almeida, os equipamentos são essenciais para o tratamento da Covid-19,porque a principal consequência da infecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) é a falta de respiração. Além disso, segundo o gestor, o manuseio dos aparelhos é fundamental para a recuperação dos pacientes.

“O paciente chega a um ponto de que necessita de um respirador artificial. O equipamento doado propicia a ação necessária para estabelecer esse tipo de circunstância. É inestimável a importância de um ventilador pulmonar para o manejo de pacientes com Covid-19 e a doação pela empresa aumentará essa disponibilidade essencial”, afirma o professor Isac.

Para a superintendente do HULW, Flávia Pimenta, a doação, intermediada pelo professor Orlando Villar da UFPB, possibilitará melhor assistência ao paciente gravemente afetado pela enfermidade da Covid-19. Conforme a gestora, cada aparelho teve o valor de mais de R$60 mil.

“Estão em uso no ‘CTI Covid-19’ do HULW. Ampliaram os leitos disponíveis atualmente na unidade. Além dos 18 agora no CTI, temos 20 leitos de enfermaria voltados à Covid-19. Foram mais de R$370 mil investidos com os ventiladores. Eles são essenciais no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2)”, destaca Flávia.

A reitora da UFPB, professora Margareth Diniz, ressaltou, na cerimônia de entrega, a contribuição do HULW para o combate à pandemia de Covid-19 e destacou a iniciativa da Epasa em contribuir com a melhoria da saúde no estado da Paraíba.

“É uma contribuição imensurável, não só para o nosso hospital, que hoje tem o menor índice de mortalidade da Covid-19 no estado da Paraíba, mas para a sociedade em geral. Parabenizo a Epasa pelos valores da empresa, o compromisso com a vida”, enfatizou Margareth.

Segundo o diretor-presidente da Epasa, José Ferreira Abdal Neto (Juca), a escolha pela doação ao hospital da UFPB se deu pelo reconhecimento e credibilidade da instituição. “A UFPB é muito reconhecida pelo respeito e credibilidade. Foi escolhida para esta doação por esses motivos”, disse o gestor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

17 + sete =