A terceira fase da flexibilização das atividades econômicas em João Pessoa começa na segunda-feira (13), com a reabertura do comércio, dos shoppings e a liberação das praças e da orla para atividades físicas individuais. Mas esse é o momento de flexibilizar e permitir a reabertura do comércio e shoppings?.

De acordo com Luciano Cartaxo, os indicadores da Covid-19 mostram a redução dos casos na cidade e também uma queda na ocupação dos leitos do município e que, por isso, é possível a implantação da terceira fase do Plano Estratégico de Flexibilização.

Em razão da facilidade de propagação do novo coronavírus em locais fechados, especialistas afirmam que a reabertura dos shoppings pode aumentar os registros de casos do vírus.

Um dos casos que ilustra a situação é a de um shopping que foi reaberto em 22 de abril em Blumenau (SC). O estabelecimento reabriu as portas em um evento com aplausos dos lojistas e com a participação de um saxofonista. Os clientes fizeram filas, com máscaras, para entrar no local. Uma semana depois, os casos mais que dobraram no município.

Os especialistas frisam que o comércio de rua também pode trazer riscos, principalmente nos casos em que há aglomeração, como registrado em diversas cidades após a flexibilização das medidas de isolamento.

Eles orientam que as pessoas devem frequentar shopping ou o comércio de rua durante o atual período apenas em casos de extrema importância. E aconselham que os consumidores optem por estabelecimentos que entreguem em casa.

VENDEDORES TEMEM O CONTÁGIO

A reabertura do comércio e shoppings da capital coloca na linha de frente do coronavírus a categoria dos lojistas, mesmo sabendo da necessidade da reabertura da economia, e os risco de perder seus empregos caso a reabertura não aconteça, os vendedores não escondem o temor de serem infectados pelo novo coronavírus.

Vendedora em uma loja de roupas no Centro de João Pessoa, Ana Paula, 31 anos, teme que os clientes não colaborem e não respeitem as medidas de distanciamento ou o uso de máscaras, “vejo muita coisa na TV onde os clientes não respeitam as medidas e acaba sobrando para os vendedores, se isso acontecer aqui em João Pessoa? se as pessoas não quiserem respeitar as medidas?”, questiona.

Ana Paula questiona ainda se os ônibus disponibilizados pela prefeitura irão suprir a demanda com a reabertura do comércio, “vai ter mais gente precisando usar o transporte público, os ônibus irão lotar e o risco de se infectar vai ser maior.”

Emmily Costa, 22 anos, trabalha em um Shopping de João Pessoa, e acha que o sistema drive thru poderia continuar funcionando como forma de manter as vendas, “o risco de contágio é quase zero, agora vamos ter que lidar com os clientes nas lojas, mesmo com as medidas de proteção que vão ser tomadas, eu ainda tenho medo de pegar o coronavírus.”

COMO VAI FUNCIONAR O RETORNO DOS SHOPPINGS E COMÉRCIO?

Para o comércio da área central e bairros, os estabelecimentos devem funcionar das 9h às 15h. Já os shoppings centers, das 12h às 20h.

Os shopping centers só permitirão pessoas com máscaras, deverá fazer a medição de temperatura dos clientes e respeitar o distanciamento de 10m².

A PMJP determina ainda a retirada de todo mobiliário como bancos, sofás e poltronas. Segue vedada a abertura da praça de alimentação, que poderá continuar funcionando apenas com delivery ou drive thru. Também está vedado o funcionamento das áreas de lazer, como os cinemas e as academias.

Manaíra Shopping divulga medidas sanitárias para reabertura

A empresa vai testar todos os funcionários de todas as lojas e do próprio shopping para covid-19 antes de reabrir as portas. A administração do empreendimento informou aos lojistas que funcionários que não forem testados não poderão entrar no shopping quando houver a reabertura.

TRANSPORTE PÚBLICO

No último dia 06 de julho, os ônibus da capital voltaram a circular com 60% da frota de segunda a sábado, das 6h às 19h. Segundo o prefeito Luciano Cartaxo, o efetivo e horário ainda serão mantidos, mesmo com a reabertura do comércio e shoppings.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dois + 5 =