A terceira fase da flexibilização das atividades econômicas e sociais vai começar nesta segunda-feira (13) em João Pessoa. Haverá a abertura do comércio, feiras livres e shoppings, além da liberação das praças e da orla para atividades físicas individuais. Jogos profissionais de futebol também vão voltar a acontecer na capital. O prefeito Luciano Cartaxo (PV) detalhou que a transição ocorre devido aos indicadores favoráveis para o início da nova fase do ‘novo normal’.

Governo do Estado divulgou as novas bandeiras – que servem para auxiliar a retomada dos municípios, e João Pessoa progrediu de ‘laranja’ para ‘amarela’. O que reforça os indicadores favoráveis às medidas que flexibilizem as atividades econômicas e sociais.

Comércio

O comércio varejista no Centro e nos bairros vai retornar com horário diferenciado, passando a funcionar das 9h às 15h. Objetivo é evitar aglomerações nos transportes coletivos no horário de pico. Shoppings populares e centros comerciais também obedecem esse horário.

A liberação está condicionada ao atendimento apenas de pessoas com máscaras, respeitando a limitação de uma pessoa a cada 10m², além da obrigatoriedade da disponibilização de álcool em gel nos estabelecimentos.

Shoppings

Os shoppings de  João Pessoa vão reabrir também com um horário diferenciado, inclusive, diferindo do comércio varejista. As lojas dos shoppings podem abrir das 12h às 20h.

No caso dos shoppings, além das regras aplicadas ao comércio (citadas no tópico anterior desta matéria), também é necessária a medição da temperatura dos clientes na entrada do estabelecimento.

A PMJP ainda determina a retirada do mobiliário, como bancos, sofás e poltronas, dos shoppings.

As praças de alimentação vão seguir fechadas – com funcionamento somente por delivery ou drive thru. Bem como seguem fechadas as áreas de lazer, cinemas e academias.

Orla e praças

A orla da capital estará liberada apenas para prática de atividades físicas individuais, no horário das 5h às 8h – com fechamento da via para veículos. A ciclovia da orla volta, no mesmo horário. Ambos os locais ficam liberados também no final da tarde e início da noite. Atividades coletivas, como jogos de pelada, vôlei e outros esportes, continuam proibidos no local. Está vedado o acesso à faixa de areia e banho de mar nas praias.

As praças da capital também ‘reabrem’, seguindo as mesmas medidas da orla. Entretanto, não serão permitidos o uso de bancos e equipamentos de ginástica ou de recreação.

Profissionais de educação física estão liberados para orientar atividades individuais nos espaços públicos abertos.

Na orla, é permitida a prática individual de atividade física na calçada, porém segue proibido o uso de bancos e cadeiras.

Os parques da Lagoa e a Bica permanecem fechados, para evitar aglomerações.

Feiras livres

Por fim, as feiras livres de João Pessoa serão reabertas, mas não na segunda-feira. Isso acontece por conta da definição dos novos protocolos que ainda está em curso.

“Estamos estabelecendo ainda os novos protocolos de organização e limpeza para que haja o retorno das feiras. Vamos aguardar a finalização destes protocolos de segurança, assim como fizemos com o transporte coletivo, e vamos liberar em seguida o funcionamento das feiras”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Jogos profissionais

A partir da terceira etapa estão liberados os jogos profissionais, porém sem torcida. O Campeonato Paraibano de futebol deve retornar no dia 16, com o jogo entre Botafogo-PB e Campinense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

1 × 5 =