O mês de maio foi o que mais concentrou casos registrados de covid-19, assim como foi o que mais teve casos graves, internações e óbitos causados pela doença em João Pessoa. Os dados estão disponíveis no Painel Covid-19 João Pessoa e podem ser consultados por qualquer pessoa.

Os gráficos apontam que entre abril e maio o número de casos confirmados saltou de 1.833 para 7.434, um crescimento de 305%, e o número de óbitos foi de 41 para 213. Em junho, os casos confirmados caíram para 2.562, uma redução de 65,5%, com 140 óbitos. O sistema registra os casos a partir da data dos primeiros sintomas.

Em maio, quase 90% dos leitos hospitalares para covid-19 em João Pessoa foram ocupados. ”Se houve um risco de colapso na saúde em João Pessoa, foi em maio”, afirmou ao ClickPB o secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio. ”Hoje em dia esse risco não existe mais. É por isso que estamos flexibilizando”, garantiu.

Segundo ele, o município encontra-se hoje em uma situação confortável em relação à doença por ter feito o isolamento social e adotado o uso de máscaras. ”João Pessoa fez o dever de casa”, comentou.

O secretário ressaltou, porém, que mesmo com a situação melhorando e o isolamento sendo flexibilizado é essencial que os cuidados para evitar a contaminação continuem, para evitar que os números voltem a crescer. ”Manter o uso de máscaras, o álcool gel, quando chegar em casa ir direto para o banho”, citou.

Veja os números:

Março – 278 casos confirmados – 6 óbitos
Abril – 1.833 casos confirmados – 41 óbitos
Maio – 7.434 casos confirmados – 213 óbitos
Junho – 2.565 casos confirmados – 140 óbitos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

13 − onze =