A enquete sobre a escolha das datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi aberta neste sábado (20), às 10h, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC).

No entanto, estudantes relataram problemas para encontrar a página de votação após o horário em que ela já deveria estar disponível. O G1 questionou o Inep e aguarda um posicionamento.

Os candidatos terão até 30 de junho para escolher uma das três opções de datas: a primeira prevê provas em dezembro; a segunda, em janeiro de 2021; a terceira, em maio de 2021.

Opções para datas do Enem 2020

OpçõesEnem impressoEnem digital
16 e 13 de dezembro de 202010 e 17 de janeiro de 2021
210 e 17 de janeiro de 202124 e 31 de janeiro de 2021
32 e 9 de maio de 202116 e 23 de maio de 2021

Fonte: Inep/MEC

Nesta edição, o Inep também fará provas em computadores para aqueles que escolheram esta opção no momento da inscrição. A medida faz parte de um projeto-piloto que pretende tornar o Enem totalmente digital até 2026 – na enquete, a escolha destas datas está vinculada às provas impressas.

Como votar na enquete do Enem

O Inep informa que os candidatos regularmente inscritos no Enem 2020 deverão acessar a Página do Participante (http://enem.inep.gov.br/) e utilizar CPF e senha cadastrados no portal único do Governo Federal (gov.br).

Depois, é só escolher a data de preferência. A votação segue até 30 de junho. Ainda não há previsão de quando os resultados serão divulgados.

Problemas para encontrar a enquete

Estudantes relatam dificuldades em acessar a enquete de datas do Enem 2020 — Foto: Reprodução/Twitter

Estudantes relatam dificuldades em acessar a enquete de datas do Enem 2020 — Foto: Reprodução/Twitter

Estudantes de diversas partes do Brasil publicaram comentários em suas redes sociais neste sábado relatando dificuldades para acessar a enquete com a escolha das datas para o Enem 2020.

Segundo o Inep, a enquete estaria aberta a partir das 10h deste sábado, mas após o horário anunciado, candidatos relataram que o sistema continuava sem apresentar as opções da enquete.

‘Campanha’ por data

Alguns candidatos estão ansiosos sobre a futura data do Enem, que pode coincidir com outros processos seletivos aguardados por eles ou, ainda, dificultar o acesso a programas do governo, segundo eles.

Por isso, há mobilizações de grupos de estudantes em torno de uma ou outra data – erros anteriores na gestão do Enem, diferenças entre escolas públicas e particulares durante a pandemia, e históricos recentes do Ministério da Educação são usados como argumentos.

Questionado sobre a escolha e critérios na sugestão das datas, o Inep não respondeu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

1 × 5 =