As comemorações juninas, tradição principalmente no nordeste do Brasil, podem trazer complicações para pessoas que tiveram covid-19. Isso porque a doença ataca os pulmões que ficam prejudicados e podem sofrer com a fumaça das fogueiras.

De acordo com a pneumologista, Maria Alenita Oliveira, existem estudos que fazem esta ligação entre a fumaça e os pacientes que tiveram a covid-19. “A grande maioria que tem covid tem pneumonia de causa inflamatória, bacteriana só quando complica, e possue alteração da função pulmonar, tanto nas pequenas vias como capacidade pulmonar reduzida que pode se agravar com a inalação da fumaça”, disse.

“Quem já teve covid-19, fez a tomografia e deu pneumonia, tem que no pós-covid, não fazer nenhuma atividade que implique em possível doença pulmonar, inalando fumaças de maneira geral, alguns produtos de limpeza que podem dar pneumonite ou mesmo exposição ocupacional”, afirmou.

A prevenção neste caso é não se expor, além de usar máscara.

A pneumologista também falou da necessidade de reabilitação pulmonar para diminuir os efeitos relacionados à doença, e tentar recuperar a função pulmonar prévia. “Sabemos que não vai recuperar tudo, mas vai melhorar a performance de capacidade pulmonar”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

onze − 10 =