No domingo, dia 10, boa parte da programação da Globo será em homenagem ao Dia das Mães. Na faixa da tarde, os horários sofrerão um ajuste para a exibição de uma nova live de Roberto Carlos. Mas elas não serão as únicas a ter motivos para ficar na frente da TV. A edição do Domingão do Faustão vem com gosto de notalgia para os eternos baixinhos e vai reverenciar ídolos infantis. Como parte dessa proposta, o programa vai resgatar uma das participações de Xuxa no Domingão.

Desde que assinou com a Record, em 2015, o tratamento que a Globo concede a eterna Rainha dos Baixinhos é bastante controverso. Sempre que relembra a participação de artistas em programas da loira, a imagem da apresentadora normalmente não é mostrada. Quando o Vídeo Show ainda estava no ar, havia apenas o crédito no GC.

Ainda na fase mais rígida, menções discretas foram feitas em programas temáticos de Dia das Crianças, bem como em 27 de março, data em que Xuxa comemora aniversário. Pouco antes de sair do ar, o Se Joga recordou a aparição dos Mamonas Assassinas no especial Deu a Louca na Fantasia (1995), creditando as imagens como “um clipe produzido especialmente para a emissora”.

Recentemente, por conta da reprise da final da Copa de 2002, o Gshow produziu um vídeo relembrando a programação dominical naquela época. O Planeta Xuxa do Penta foi solenemente ignorado. O esforço para querer apagar a história que Xuxa construiu na emissora é mesquinho e não está a altura da grandeza da Globo.

Honrosa exceção

No entretenimento, a honrosa exceção fica por conta do Conversa com Bial. Toda vez que há a necessidade de resgatar algum momento que aconteceu em programas de Xuxa, o ex-apresentador do BBB se refere à ela com bastante carinho. Foi o que aconteceu quando o grupo Skank recordou sua estreia na televisão.

Domingão do Faustão

Em março deste ano, depois de quatro temporadas, o The Voice Kids exibiu pela primeira vez, uma batalha com uma música da loira. A canção escolhida foi Lua de Cristal, do álbum Xuxa 5 (1990).

No jornalismo, porém, o veto a àquela que foi uma das estrelas da casa parece ser um pouco mais flexível. Xuxa foi citada – e mostrada – na cobertura da morte de Gugu Liberato, com quem contracenou no cinema. O mesmo aconteceu quando o diretor Maurício Sherman nos deixou.

Participações históricas de Xuxa no Domingão

A reprise de participações históricas de Xuxa no Domingão vai ao encontro de um pedido deste colunista. A sugestão foi feita há algumas semanas, quando, por conta da pandemia de coronavírus, o programa começou a revirar o seu arquivo.

Em 1989, o Xou da Xuxa já estava em seu auge. Não a toa, a apresentadora foi uma das convidadas do programa de estreia de Fausto Silva. Naquele 26 de março, ela animou a plateia com Ilariê e Arco-Íris. Ela voltaria ao programa outras duas vezes ainda em seu primeiro ano.

Homenageada em duas edições do Arquivo Confidencial, a mãe de Sasha também fez história ao confirmar sua gravidez no palco da atração. Assista:

Na época, a notícia de que ela seria mãe foi um trunfo de audiência na guerra dominical. Momentos antes de Xuxa iniciar sua participação ao lado de Luciano Szafir, Gugu já havia divulgado a informação em seu Domingo Legal.

Falando nessa disputa, vale ressaltar que, em 2001, quando Planeta Xuxa e Domingão foram transmitidos ao vivo, Faustão desabafou sobre a disputa acirrada com o SBT. Ao todo, foram cerca de 25 participações, no palco ou via link, entre 1989 e 2010.

A grandiosidade de Faustão

Ao escantear esse veto e reprisar Xuxa no Domingão, Faustão e sua equipe provam o quanto são grandes. Neste ano, quando os dois primeiros episódios do The Four foram exibidos aos domingos, os ex-colegas de emissora disputaram o mesmo público.

Mas, como nem tudo é perfeito, não houve qualquer menção à Xuxa nas chamadas do programa. Essa omissão se deve, mais uma vez, à cúpula da Globo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

18 − quinze =