A cidade de Olho D’água, na região Metropolitana de Patos, Sertão da Paraíba, está em alerta. Após uma inspeção realizada na barragem de Pedra Lisa, em Imaculada, pode romper após ter ultrapassado a capacidade hídrica, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA)

Segundo o presidente do órgão, Porfírio Loureiro, um plano emergencial está em andamento para garantir a segurança de moradores de possíveis áreas de alagamento.

O tenente-coronel Saulo, comandante do Corpo de Bombeiros da região, desmentiu boatos de que a barragem havia rompido e em mensagem enviada às 06h40 desta segunda-feira (27) contou que está fazendo o monitoramento com mais 15 militares que pernoitariam na cidade para auxiliar caso houvesse necessidade evacuação da cidade.

Equipes de Patos, Itaporanga, Sousa e Pombal foram remanejados para trabalhar no local. Durante a manhã desta terça-feira (28) são esperados drones para a captura de imagens aéreas, que possibilitarão uma melhor avaliação da situação do local

Conforme dados disponíveis no site da Aesa, fortes chuvas que caíram na região desde o início do ano fizeram com que a barragem alcançasse a marca de 6.068.069 m³ de água, que correspondem a 123% da capacidade total do reservatório, que é de 4.929.420 m³.

A Aesa recomendou que os moradores de possíveis áreas de alagamento, localizadas no município de Olho D’água, deixem suas casas.

A comunicação no local é difícil e de acordo com o tenente-coronel Saulo, só há acesso à internet em um ponto de apoio mais afastado da barragem.

Barragem Pedra Lisa em Imaculada, PB, tem risco de rompimento — Foto: Aesa/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um × 2 =