Motoristas da Paraíba podem emitir em casa o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV Digital), a partir desta quinta-feira (23). Os usuários que efetuarem o pagamento do licenciamento do veículo já poderão emitir o documento no dia seguinte e imprimir em papel A4, na sua residência. O processo pode ser feito totalmente online, sem necessidade de comparecimento ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB).

O documento digital foi disponibilizado devido à pandemia do novo coronavírus, para evitar que os motoristas precisem ir até as unidades do Detran.

O CRLV Digital está disponível, junto à CNH Digital, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), mas só será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos (inclusive IPVA), encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT). Após o licenciamento pago, o aplicativo automaticamente permite a emissão e a impressão do documento.

Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica da versão física. O acesso é possível adicionando o documento após download do aplicativo CDT, disponível no Google Play e AppStore. O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo. Tanto a CNH quanto o CRLV digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo sem internet.

O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria.

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

14 + 16 =