O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, na tarde deste domingo (19), um alerta laranja (perigo) e outro amarelo (perigo potencial) para chuvas na Paraíba. A previsão inclui municípios do litoral ao sertão, mas a intensidade das precipitações esperadas varia de acordo com cada localidade. Para a Capital e mais 52 municípios, a previsão é de temporal: chuvas, ventos fortes e raios.

Inmet orienta que moradores de qualquer área afetada por chuvas não se abriguem debaixo de árvores, nem estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Qualquer situação de emergência deve ser comunicada à Defesa Civil (telefone 199) ou ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O alerta laranja, válido para 53 municípios, incluindo João Pessoa, indica risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e incidência de raios. Deve chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia. Há, ainda, a possibilidade de ventos fortes, com intensidade entre 60 e 100 km/h. O aviso é válido até as 10h desta segunda-feira (20). O Inmet pede aos moradores que, se possível, desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia durante o temporal.

Municípios sob risco de temporal

Alagoinha, Alhandra, Araçagi, Bananeiras, Bayeux, Baía Da Traição, Belém, Bom Sucesso, Brejo Dos Santos, Caaporã, Caiçara, Caldas Brandão, Capim, Catolé Do Rocha, Conde, Cruz Do Espírito Santo, Cuitegi, Cuité De Mamanguape, Curral De Cima, Dona Inês, Duas Estradas, Guarabira, Gurinhém, Itabaiana, Itapororoca, Jacaraú, João Pessoa, Juripiranga, Lagoa De Dentro, Lastro, Logradouro, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Mataraca, Mulungu, Pedras De Fogo, Pedro Régis, Pilar, Pirpirituba, Riachão, Riachão Do Poço, Rio Tinto, Santa Cruz, Santa Rita, Sapé, Serra Da Raiz, Sertãozinho, Sobrado, São José Dos Ramos, São Miguel De Taipu e Tacima.

Alerta amarelo

Já o alerta amarelo inclui 185 municípios das regiões do Agreste, Borborema e Sertão do estado, onde devem ocorrer chuvas entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Veja no mapa:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um × cinco =