Laboratório quer processar até 120 exames de covid-19 por dia (Foto: Reprodução)

O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) pretende quase triplicar a capacidade de realizar exames de covid-19 a partir desta sexta-feira (3). De acordo com a secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, o laboratório, que tinha capacidade de processar até 45 exames por dia, está aumentando esse número para 120.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, a demanda por exames tem aumentado e, por isso, quase há 400 exames na fila. O aumento na capacidade do laboratório, porém, deve ajudar a resolver esse problema.

O trabalho do Lacen-PB é feito em parceria com a Universidade Federal da Paraíba e os exames de todos os casos suspeitos de covid-19 do estado são realizados no laboratório. Isso ajuda a agilizar os resultados, que agora saem no mesmo dia.

Anteriormente, as amostras eram enviadas para o laboratório de referência para as regiões Norte e Nordeste, o Instituto Evandro Chagas, no Pará. Muitas vezes os resultados demoravam devido à distância e à alta demanda. Agora, apenas exames que precisam de contraprova são enviados ao instituto, conforme explicou Geraldo Medeiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

treze + sete =