Campanha ‘Não é Não no São João’ leva conscientização sobre violência de gênero durante dias de festa
Prevenir e coibir crimes de importunação sexual e violência de gênero. Este foi o objetivo da campanha ‘Não é Não no São João’, idealizada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), durante os quatro dias de festa do São João Multicultural realizado no Parque Solon de Lucena.
Equipes da SEPPM entregaram material educativo e sensibilizaram a população sobre os diferentes tipos de assédio, como identificá-los e denunciá-los junto aos órgãos competentes. Em João Pessoa, a campanha foi realizada pelo segundo ano consecutivo durante o período junino, mas a secretária Nena Martins lembra que o trabalho para prevenir crimes contra as mulheres acontece o ano inteiro.
“O objetivo é coibir qualquer tipo de assédio, de importunação, seja nos transportes públicos, nas festas juninas ou em qualquer outro lugar. O número de mulheres violentadas tem aumentado muito, como atesta o Instituto Cândida Vargas, que recebe essas vítimas. Então, nossa campanha serve como um pedido de alerta às autoridades, como um pedido de reforço para proteger essas mulheres e para que esse tipo de assédio não aconteça nunca”, destacou Nena Martins.
Em casos de assédio, importunação sexual ou crimes contra a mulher, ela mesma pode fazer a denúncia ou quem presenciar esses tipos de crimes por meio de diversos números: 190, da Polícia Militar; 197, da Polícia Civil; 180, do Centro de Atendimento à Mulher; além do 153, da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa.
-
Texto: Eloísa Cândido
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Daniel Silva -
Secretarias