O feriado da Proclamação da República, nesta sexta-feira (15), altera horários de funcionamentos de repartições, shoppings e bancos. E alguns serviços não funcionam. Veja a seguir as mudanças de horários, o que abre e fecha no feriado.

Shoppings

Em João Pessoa, os shoppings Manaíra e Mangabeira irão funcionar em horário estendido, das 10h às 23h. Neste locais, as agências bancárias estarão fechadas. Porém, no Manaíra Shopping a casa lotérica irá funcionar das 10h às 20h.

O Shopping Sebrae abre normalmente, das 10h às 20h. No Mag Shopping o horário de funcionamento será das 10h às 22h para lojas, praça de alimentação e brinquedoteca. e das 13h às 22h para os cinemas. Já no Shopping Tambiá funcionará a partir das 12h.

Já em Campina Grande, o Partage Shopping, no bairro do Catolé, funcionará normalmente, das 10h às 22h, exceto a academia que tem mudança de horário, funcionando das 9h às 15h.

CBTU

De acordo com o Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e trens urbanos não irão funcionar nesta sexta. Os veículos voltam a circular normalmente no sábado (16) a partir das 4h30 até às 13h33.

Bancos

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lindonjhonson Almeida, as agências bancárias estarão fechadas durante o feriado. Os bancos voltam ao atendimento na segunda-feira (18).

Comércio

Em João Pessoa, o Sindicato dos Comerciários afirmou que fica a critério das lojas abrirem ou não no feriado. Caso funcionem, os funcionários devem receber o adicional pelo feriado.

Em Campina Grande, o comércio também poderá abrir, mas terá que pagar aos trabalhadores escalados para o serviço os abonos assegurados na Convenção Coletiva 2019/2020.

Repartições públicas

Não haverá expediente nas repartições públicas da administração da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).  Contudo, os serviços essenciais, como limpeza urbana, Defesa Civil, atendimentos de urgência e emergência em saúde, Guarda Municipal e fiscalização do trânsito não serão interrompidos.

Além dos órgãos e secretarias que prestam os serviços essenciais a população, a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes e o Novo Parque da Bica funcionam normalmente. A Estação funcionará das 10h às 19h. Já a Bica estará aberta das 8h às 16h.

Após o expediente desta quinta-feira (14), os veículos oficiais serão recolhidos ao Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, ou nas secretarias externas e só poderão ser retirados em caráter excepcional, com autorização dos secretários das pastas.

Na Prefeitura de Campina Grande também não haverá expediente. Assim como na Capital, os serviços essenciais não sofrem interrupções.

Justiça

O feriado também altera o funcionamento do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Não haverá expediente forense no âmbito do TJPB e de todas as Comarcas do Estado, com a Justiça funcionando em regime de plantão.