são jooao


João Pessoa, 23 de Agosto de 2019.



> NOTÍCIA


Publicado em 14/08/2019 12h01

Direção do novo Coaf será de escolha exclusiva do presidente do Banco Central

Medida provisória criará a Unidade de Inteligência Financeira, integrada por servidores de carreira do BC. Com isso, atual presidente do Coaf, Roberto Leonel, deverá deixar o cargo.

Ouça o áudio:  Direção do novo Coaf será de escolha exclusiva do presidente do Banco Central

A medida provisória que cria a Unidade de Inteligência Financeira, sucedânea do atual Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), determina que a direção do novo órgão será de escolha exclusiva do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
 
Segundo interlocutores do presidente Jair Bolsonaro, ele deu carta branca a Campos Neto para que monte uma direção de sua total confiança e técnica.
 
 
O primeiro comandante da Unidade de Inteligência Financeira pode ser um diretor do BC, que acumularia a função neste primeiro momento de transição do órgão.
 
Segundo assessores presidenciais, Campos Neto deve fazer uma mudança de praticamente todo o comando do novo Coaf, o que irá resultar na saída do atual presidente, Roberto Leonel.
 
A fórmula encontrada para o novo Coaf acaba impedindo a permanência de Roberto Leonel, porque, submetida ao Banco Central, a Unidade de Inteligência Financeira fica subordinada às regras da autoridade monetária, pelas quais servidores têm, necessariamente, de pertencer à carreira do BC.
 
Com isso, Leonel, desgastado dentro do governo, ficará fora do novo Coaf. Afinal, ele é da carreira da Receita Federal e não preenche os requisitos que serão exigidos a partir de agora, quando a MP foi editada. Haverá um período de transição para a substituição dos servidores da Unidade de Inteligência Financeira.
 
Nas palavras de assessores presidenciais, Leonel deixará o órgão sem o ato oficial de demissão, o que seria classificado como uma nova derrota do ministro da Justiça, Sergio Moro, responsável pela indicação dele.


TAGS
    Nenhum resultado encontrado.
Bookmark and Share
TV TSPB Rádio TSPB 100.5

Colunistas

Categorias

Facebook

Twitter

Vídeos

Parceiros

    Nenhum resultado encontrado.