são jooao


João Pessoa, 25 de Agosto de 2019.



> NOTÍCIA


Publicado em 19/07/2019 15h20

Ação de prevenção das hepatites virais atende cerca de 180 pessoas no HU de Campina

O dia internacional das hepatites virais é comemorado no dia 28 de julho, por isso, nesse mês, é realizada a campanha Julho Amarelo, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção das hepatites virais.

Ouça o áudio:  Ação de prevenção das hepatites virais atende cerca de 180 pessoas no HU de Campina

Imagem da internet

Divulgação;Assessoria

O dia internacional das hepatites virais é comemorado no dia 28 de julho, por isso, nesse mês, é realizada a campanha Julho Amarelo, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção das hepatites virais. Nesta terça-feira (16), o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh, realizou uma ação de prevenção como forma de adesão à campanha. A Unidade de Clínica Médica do HUAC promoveu a realização de testes rápidos de hepatites B e C, orientações sobre as doenças, além de realizar os encaminhamentos necessários nos casos de o teste dar positivo.

Durante todo o dia, os médicos realizaram testes rápidos na população. Ao todo, foram atendidas cerca de 180 pessoas. Dessas, apenas uma teve o teste reagente (para hepatite C), sendo o paciente já agendado para seguimento no ambulatório de infectologia do HUAC. A faixa de idade das pessoas que compareceram à ação variou dos 20 aos 82 anos de idade.

“A ação de combate às hepatites virais realizada no HUAC foi muito proveitosa. Conseguimos atender a 179 pessoas com a realização de testes rápidos e orientações aos participantes. Acreditamos que conseguimos conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce das hepatites virais”, comentou Lígia Lopes, médica do HU.

Josilda Maciel, de 49 anos, veio fazer o teste pela manhã. Ela falou que acredita que a mãe tenha falecido por causa de alguma doença hepática, mas que nunca tiveram o diagnóstico preciso. Por isso, ela frisou a necessidade de ações como essas. “Achei maravilhosa a ação, muito boa, é um teste que a gente nunca faz, mas que é muito importante”, comentou.

Sobre a ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Fonte: Da internet
TAGS
    Nenhum resultado encontrado.
Bookmark and Share
TV TSPB Rádio TSPB 100.5

Colunistas

Categorias

Facebook

Twitter

Vídeos

Parceiros

    Nenhum resultado encontrado.