são jooao


João Pessoa, 21 de Agosto de 2019.



> NOTÍCIA


Publicado em 21/06/2019 09h24

Cearte apresenta experiência com Arte e Educação na IV Conane, em Brasília

A experiência do Centro Estadual de Arte (Cearte) com o ensino da Arte na Educação está sendo apresentada em uma mesa redonda da Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação, a Conane, que neste ano chega a sua quarta edição.

Ouça o áudio:  Cearte apresenta experiência com Arte e Educação na IV Conane, em Brasília

Imagem da internet

 

A experiência do Centro Estadual de Arte (Cearte) com o ensino da Arte na Educação está sendo apresentada em uma mesa redonda da Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação, a Conane, que neste ano chega a sua quarta edição. O Cearte foi convidado a participar do evento que acontece na Universidade de Brasília nesta quinta-feira (20), sexta-feira (21) e sábado (22), com o tema “Território de Diálogos”.

A diretora do Cearte, Laura Moreno, que apresenta a experiência do órgão durante o evento, afirma que o tema “Territórios de Diálogos” sinaliza que o objetivo é “promover o diálogo entre as mais variadas experiências inovadoras e progressistas em educação, no Brasil, assim como tecer uma rede de transformação e resistência de novas propostas educacionais”.

O projeto educacional do Cearte está concebido para “oferecer o acesso ao Ensino da Arte aos alunos da rede pública e a sociedade em geral”. Trabalha no campo do conhecimento da arte, nas seis áreas de linguagens artísticas: Audiovisual, Artes visuais, Dança, Literatura, Música e Teatro. Hoje o Centro oferece mais de 3 mil vagas em salas de aulas nas unidades do Centro de João Pessoa e na Escola de Dança do Espaço Cultural. 

As vagas são oferecidas ainda em cursos de extensão distribuídos em variadas comunidades dos bairros da Capital e em caravana mensal do projeto Circulandô, que possibilita a troca de experiências entre professores e alunos pelo interior do estado, além da exibição de filmes em praça pública: o Cinema Circulandô.

Os cursos do Cearte estimulam a criatividade nos alunos e ajudam a desenvolver a percepção crítica e a leitura do mundo e de si mesmos, fomentando o autoconhecimento e revelando talentos. As aulas oferecidas alcançam desde bebês (de seis meses até cinco anos e onze meses de idade), no Curso de Musicalização Infantil, até idosos.

O convite da coordenação geral do evento aponta a importância da ação do Cearte: “Contamos com sua presença para apresentação aos educadores dessa relevante iniciativa educacional que merece ser divulgada e conhecida em todo o país”, pontua Sonia Goulart, da Coordenação-Geral da Conane Nacional. 

A Conane é um evento nacional que ocorre a cada dois anos e reúne educadoras e educadores de todo Brasil. A última edição, de 2017, contou com mais de 600 inscritos de todas as regiões do país. Neste ano, a Conane foi precedida de encontros regionais que tiveram, em média, 250 participantes interessados em discutir a educação brasileira e transformá-la.

Na Paraíba, o Cearte é uma das instituições que compõem o Núcleo de Educação Transformadora. O Centro participou da organização da I Conane da Paraíba, “uma das    vivências mais encantadoras que tive o prazer de compartilhar, enquanto educadora, e artista, referente ao engajamento, ao compromisso e ao amor pela Educação”, pontua Laura.

“A I Conane Paraibana foi um exemplo de solidariedade e de colaboração humana em prol do item mais elevado dentro dos que se referem aos direitos humanos: a educação”, lembra Laura. Na ocasião o evento se realizou no município do Conde, no início de 2019, e reuniu mais de 300 pessoas ao redor da pergunta: “Que escola queremos?”.

Fonte: Da internet
TAGS
    Nenhum resultado encontrado.
Bookmark and Share
TV TSPB Rádio TSPB 100.5

Colunistas

Categorias

Facebook

Twitter

Vídeos

Parceiros

    Nenhum resultado encontrado.