GOVERNO DA PARAIBA




> NOTÍCIA


Publicado em 11/01/2019 07h36

Após disputa pela presidência da Apex, Bolsonaro confirma demissão e se reúne com novo presidente

Isso põe fim a uma disputa que ganhou os holofotes.

Ouça o áudio:  Após disputa pela presidência da Apex, Bolsonaro confirma demissão e se reúne com novo presidente

O presidente Jair Bolsonaro confirmou a demissão do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Alecxandro Carreiro, que se recusava a deixar o cargo. Ele havia sido demitido pelo ministro das Relações Exteriores,Ernesto Araújo, na quarta-feira, mas insistiu em ficar no posto. No entanto, no início da noite desta quinta-feira, o Palácio do Planalto informou que o novo comandante da Apex será o embaixador Mário Vilalva. Segundo fontes ouvidas pelo GLOBO, ele deve revogar os atos praticados pelo seu antecessor.

Isso põe fim a uma disputa que ganhou os holofotes. Poucas horas antes de o ministro ir ao encontro do presidente da República para tratar do caso, Carreiro havia afirmado ao blog de Lauro Jardim que permaneceria no cargo e que apenas o Bolsonaro poderia demiti-lo porque foi ele quem assinou sua nomeação. Foi o justamente o que aconteceu.
 
Carreiro foi empossado pelo presidente, mas com a recomendação do Itamaraty, como de costume. É ao ministro que o presidente da Apex se reporta na hierarquia do serviço público e não ao Planalto.
 
Durou apenas sete dias o mandato do presidente da agência. O ministro Araújo mudou de ideia depois de conversar com os diretores da Apex sobre as mudanças que Carreiro fez na Apex.
Ele demitiu 17 funcionários e nomeou 11 e já tinha acertado a contratação de outros dez. Substituiu responsáveis por várias gerências estratégicas como as de investimentos, finanças, jurídicas e auditorias por pessoas de fora da agência. Esses são os departamentos que cuidam dos recursos para a promoção das exportações brasileiras no exterior.
 
Ernesto Araújo teria ouvido as preocupações e agiu imediatamente. Carreiro foi demitido na noite de quarta-feira por meio de um tuíte do ministro, que já anunciou o nome de Vilalva na mesma publicação.

 


TAGS
    Nenhum resultado encontrado.
Bookmark and Share
Assembleia TV TSPB Rádio TSPB 100.5

Colunistas

Categorias

Facebook

Twitter

Vídeos

Parceiros

    Nenhum resultado encontrado.