são jooao


João Pessoa, 21 de Agosto de 2019.



> NOTÍCIA


Publicado em 22/09/2018 18h04

Eleições 2018: Sites e aplicativos prometem ajudar indecisos a encontrar ‘candidato ideal’

Está circulando na internet uma série de sites e aplicativos criada recentemente que promete ajudar os eleitores a encontrar o "político ideal", ou seja, aquele que melhor se encaixa com seu perfil de pensamento.

Ouça o áudio:  Eleições 2018: Sites e aplicativos prometem ajudar indecisos a encontrar ‘candidato ideal’

O número de eleitores indecisos — aqueles que ainda não escolheram candidatos — ou os que votariam nulo ou em branco nas eleições 2018 está na casa dos 20%, de acordo com a última pesquisa Datafolha. Mas a tecnologia pode ajudar essa porcentagem a diminuir consideravelmente até 7 de outubro, dia do pleito.

Está circulando na internet uma série de sites e aplicativos criada recentemente que promete ajudar os eleitores a encontrar o "político ideal", ou seja, aquele que melhor se encaixa com seu perfil de pensamento.

Match Eleitoral, por exemplo, é uma página de internet que foi lançada pela Folha de S. Paulo e pelo Datafolha. Inspirado em apps de paquera, o site está disponível desde o fim de agosto e promete conectar o eleitor com um candidato a deputado federal em São Paulo que tenha perfil semelhante ao seu.

 

REPRODUÇÃO
Site avalia presença dos parlamentares nas sessões.

 

Outro site que promete ajudar o eleitor, indeciso ou não, é o Ranking dos Políticos. Ao avaliar a presença dos deputados e senadores nas sessões, o uso da cota parlamentar e a qualidade legislativa, o site elabora um ranking do melhor para o pior, com opções de ranqueamento geral e por Estado.

A página "Tem meu Voto" usa o mesmo sistema do Match Eleitoral, com o eleitor respondendo até 7 perguntas sobre o que quer para o Brasil. A cada resposta, deputados federais e estaduais, além de senadores, são alinhados com o pensamento do internauta.

O aplicativo Poder do Votofoi criado pelo executivo Mario Mello, ex-diretor geral do Paypal na América Latina. Gratuito, o app permite que o usuário marque 1 deputado e 3 senadores para acompanhar. A pessoa pode "mostrar" ao político como quer que ele vote em cada projeto e, depois, conferir como o parlamentar procedeu.

Já o Appoie permite ao internauta responder questões sobre posições ideológicas e apontar políticos com linha de pensamento semelhante. O app mostra ainda quais parlamentares poderão pegar "carona" no voto do candidato em que você pretende votar.

As opções incluem ainda o #MeRepresenta, que é válido em todo o País e busca conectar o eleitor com candidatos favoráveis aos direitos humanos, e o Bússola Eleitoral, também com alcance nacional, que monta um mapa de acordo com as respostas do eleitor e dos candidatos.

Em âmbito regional há o Vota SP, que exibe índice de afinidade entre eleitor e deputados, o Voz Ativa, que segue princípio semelhante, e o Quem Me Representa, que ordena os deputados de acordo com a opinião emitida pelo eleitor. Todos são gratuitos e podem ser encontrados em sites de busca e nas principais lojas de aplicativos.

Fiscais dos políticos

 

REPRODUÇÃO/VIGIEAQUI
Vigie Aqui é uma ferramenta que só funciona em computadores.

 

A própria Justiça Eleitoral entrou na onda dos apps e criou o Pardal. O aplicativo permite ao eleitor fiscalizar e denunciar infrações durante a campanha eleitoral. Está disponível na Apple Store e Google Play.

Um dos precursores em denúncia e fiscalização, no entanto, foi criado pelo Reclame Aqui. Anteriormente chamado Detector de Corrupção, o app foi rebatizado como Detector de Ficha de Político, e permite ao usuário descobrir se o político no qual tem a intenção de votar está com problemas ou pendências judiciais.

O mesmo Reclame Aqui também lançou, em meados de maio, a extensão Cor da Corrupção, também renomeada para evitar processos e hoje chamada de Vigie Aqui. O plug-in "pinta" o nome dos políticos que têm pendências ou processos correndo na Justiça qualquer que seja o site consultado.

Com tantas ferramentas na mão, cabe ao eleitor fazer a escolha consciente e, no dia 7 de outubro, votar no que considera ser o melhor para o futuro do País, seja no Executivo federal e estadual, seja no Legislativo.


TAGS
    Nenhum resultado encontrado.
Bookmark and Share
TV TSPB Rádio TSPB 100.5

Colunistas

Categorias

Facebook

Twitter

Vídeos

Parceiros

    Nenhum resultado encontrado.