GOVERNO DA PARAIBA




> NOTÍCIA


Publicado em 18/05/2015 16h01

Gerente da Cagepa garante que açude de Boqueirão ainda não atingiu o volume morto

O reservatório no entanto, ainda não atingiu o chamado volume morto, o que deve acontecer em dezembro.

Ouça o áudio:  Gerente da Cagepa garante que açude de Boqueirão ainda não atingiu o volume morto

Imagem da internet

 

Responsável pelo abastecimento de água de Campina Grande e mais 19 municípios do Compartimento da Borborema, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão está com menos e 19% de sua capacidade de armazenamento. O reservatório no entanto, ainda não atingiu o chamado volume morto, o que deve acontecer em dezembro. O gerente regional da Cagepa, Simão Almeida, afirmou que o que estão chamando de volume morto em relação ao açude de Boqueirão pode ser caracterizado por reserva técnica.

Em entrevista a rádio Caturite AM, ele disse que o volume é de mais de 52 milhões de metros cúbicos e está apenas abaixo do nível convencional. – Eu não chamo de volume morto porque na situação em que estamos não se pode dizer que 52 milhões de metros cúbicos é um volume morto. É uma reserva técnica que está abaixo do nível da captação convencional, mas nada impede que se utilize essa reserva – afirmou.

Simão não afastou a possibilidade de extensão do racionamento em Campina Grande para três dias e meio e esclareceu que só vai haver o aumento nos dias de racionamento após um estudo aprofundado diante do reservatório.

O gerente de Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das águas ( Aesa), lembrou que a última vez que o Boqueirão registrou seu menor nível, foi em 1999, quando o Estado vivenciou uma de suas maiores secas e o manancial chegou aos 14% de capacidade. No entanto, bastaram duas chuvas fortes para Boqueirão tomar mais de 10 milhões de metros cúbicos de água e espantar a crise. No ano seguinte o açude sangrou.

Atualmente, o açúde de Boqueirão se encontra com 78,451,047 milhões de metros cúbicos de água acumulada, o que corresponde a 19,1 de sua capacidade, segundo dados da AESA.

Fonte: Da internet
TAGS
    Nenhum resultado encontrado.
Bookmark and Share
Assembleia TV TSPB Rádio TSPB 100.5

Colunistas

Categorias

Facebook

Twitter

Vídeos

Parceiros

    Nenhum resultado encontrado.